domingo, 18 de abril de 2010

JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO

18/04/2010
Nasceu em Taubaté, Estado de São Paulo, a 18 de abril de 1882.
Foi um dos escritores brasileiros de maior prestígio, por causa de sua atuação como intelectual polêmico e autor de histórias infantis. Sua ação, além do círculo literário, estende-se também ao plano da luta política e social. De fazendeiro, Lobato passou ao ramo editorial, sendo um de seus fundadores em nosso país.
Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do pré modernismo e destaca-se no gênero Conto.
Além de ter escrito literatura " adulta", Lobato foi também um dos primeiros autores de literatura infantil em nosso país e em toda a América Latina.Personagens como Narizinho, Pedrinho, Emília, Rabicó, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e a negra velha Tia Anastácia ficaram conhecidas por inúmeras gerações de crianças, de vários países e chegaram à televisão brasileira, na década de 60, com o seriado "O sítio do Picapau amarelo ". Lobato aproveita para transmitir às crianças valores morais, conhecimentos sobre nosso país, nossas tradições, nossa língua, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário